Psicoterapia pode ajudar?

A psicoterapia oferece ferramentas valiosas para compreender a si mesmo, lidar com desafios, superar obstáculos e alcançar o bem-estar emocional.m a orientação de um profissional qualificado, é possível explorar seu potencial, desenvolver habilidades de resiliência, melhorar relacionamentos interpessoais e conquistar uma mentalidade positiva.
Liberte-se de padrões de pensamentos negativos, enfrente os traumas do passado e construa uma autoestima sólida.
A psicoterapia oferece um caminho único para o autodesenvolvimento, a autocompreensão e uma vida mais gratificante e significativa.
Faça terapia de EMDR (Reprocessamento e dessensibilização por movimentos oculares).
O que é EMDR?
O EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing). Dessensibilização e Reprocessamento através dos Movimentos Oculares criado por Francine Shapiro nos EUA é uma abordagem de psicoterapia empiricamente validada para médicos e psicólogos podendo ser utilizado no tratamento de sequelas do trauma psicológico como também em outras experiências negativas da vida. A aplicação clínica do EMDR alcança diversos problemas psicológicos que afetam os pacientes e familiares como os distúrbios físicos vindos do estresse e também os sintomas sem explicação médica, com capacidade de tratar rapidamente as memórias que não foram transformadas das experiências adversas. No EMDR representações da memória de vivências traumáticas são processadas a fim de mudar as crenças disfuncionais sobre si ou a outros que a originou a partir de experiências traumáticas prejudiciais.
Em 2013 a Organização Mundial de Saúde nas diretrizes para a Gestão das Condições que são especificamente relacionadas ao estresse considerou o EMDR uma terapia altamente eficaz na redução de sintomas de TEPT com indicações para crianças, adolescentes e adultos. A terapia de EMDR visa reduzir o sofrimento subjetivo e fortalecer cognições adaptativas relacionadas ao evento traumático.
É uma abordagem de tratamento de oito fases composto por protocolos e procedimentos padronizados. As oito fases no protocolo facilitam uma avaliação abrangente do quadro clínico para a preparação do paciente e do processamento como: a) eventos passados que estabelecem as bases para as patologias; b) situações perturbadoras atuais e c) os desafios futuros. Um dos componentes durante as fases de reprocessamento é composto por estímulos bilaterais de atenção dupla de movimentos oculares.
Shapiro F. The Role of Eye Movement Desensitization and Reprocessing (EMDR) Therapy in Medicine: Addressing the Psychological and Physical Symptoms Stemming from Adverse Life Experiences. Perm J. 2014;18(1):71–7.

Como a terapia de EMDR pode ajudar?
Quem faz terapia de EMDR aos poucos vai se libertando dos seus traumas do passado e adquirindo habilidades valiosas para lidar com as emoções do presente de forma saudável e construtiva.
Isso tem um impacto profundo em todas as áreas da sua vida, desde relacionamentos pessoais e familiares até sua carreira e bem-estar geral.
Ajuda desenvolver a capacidade de gerenciar conflitos, lidar com os gatilhos, tomar decisões ponderadas e manter a calma em situações difíceis.
Além disso, o amadurecimento emocional promove um maior autoconhecimento e autoaceitação.
Isso resulta em uma maior autoconfiança, resiliência e satisfação pessoal.
Traumas do passado podem ter um impacto significativo na sua vida
1. Saúde mental: Traumas não resolvidos podem levar ao desenvolvimento de transtornos mentais, como transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), depressão, ansiedade e transtornos dissociativos.
2. Relacionamentos interpessoais: Traumas não resolvidos podem afetar relacionamentos pessoais.
3. Autoestima e autoconfiança: Traumas podem abalar a autoestima e a confiança de uma pessoa.
4. Comportamentos autodestrutivos: Algumas pessoas que experimentaram traumas podem adotar comportamentos autodestrutivos como forma de lidar com a dor emocional. Isso pode incluir abuso de substâncias, automutilação, alimentação desordenada ou envolvimento em relacionamentos abusivos.
5. Funcionamento diário: Traumas não resolvidos podem interferir no funcionamento diário de uma pessoa
É importante ressaltar que cada pessoa lida com o trauma de maneira única, e nem todos os impactos mencionados serão experimentados por todos.